A Toyota é atualmente o maior fabricante automóvel do mundo. Mas o seu início foi conturbado e tiveram que ultrapassar várias barreiras. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1950, o Japão tinha sido dizimado por duas bombas atómicas, a maioria das fábricas da Toyota tinham sido destruídas, a plataforma de abastecimento era nula e os consumidores tinham pouco dinheiro.
A empresa tinha que agir rapidamente sob o risco de ser extinta. Ora, como se sabe, esta história tem um final feliz, mas apenas por um conjunto de acontecimentos que demonstram a importância da entreajuda e partilha de conhecimentos entre as organizações.
Em primeiro lugar, os americanos vitoriosos da guerra poderiam ter interrompido a produção de automóveis, mas, pelo contrário, perceberam a necessidade de camiões para reconstruir o Japão e chegaram a ajudar a Toyota a retomar a produção desses veículos.
Em 1950, uma equipa de administradores da Toyota, fez uma viagem de estudo de 12 semanas por indústrias americanas, esperando ver grandes avanços ao nível do progresso industrial, no entanto, ficaram surpresos ao perceber que as técnicas de produção em massa não tinham mudado muito desde os anos 30. A Toyota não podia replicar este modelo mas, com o que viu e aprendeu, desenvolveu um sistema de fluxo unitário de peças (one-piece-flow) que, de forma bastante flexível, permite realizar ajustes de acordo com a procura dos clientes e que, ao mesmo tempo, permite índices de produção eficientes.
Outro facto curioso é que o sistema de produção puxada (pull system) foi inspirado nos supermercados dos Estados Unidos, que recolocam os produtos nas prateleiras assim que os clientes os compram. Este é apenas um dos vários casos existentes que demonstram a possibilidade e viabilidade de adoção de melhores práticas e aprendizagem entre empresas de diferentes setores.
Já os ensinamentos de W. Edwards Deming sobre a qualidade e produtividade americanas, assim como a utilização de uma abordagem sistemática para solução de problemas (ciclo PDCA), também contribuíram muito para o sucesso da Toyota no desenvolvimento do sistema de produção no tempo certo (Just-In-Time / JIT).
Durante 20 anos, os métodos de produção americanos mantiveram-se praticamente inalterados e a abertura de portas à Toyota veio trazer um novo método de produção mais eficiente. Por sua vez, a partilha de conhecimentos da Toyota para com as outras empresas, nomeadamente as Americanas, permitiu alavancar toda a indústria automóvel (e não só!) para um novo patamar de qualidade e produtividade.
Este é um claro exemplo da forma como a partilha de conhecimentos entre organizações pode acelerar o seu crescimento conjunto, ultrapassando barreiras que ainda não foram solucionadas.
As melhores práticas atuais não serão as melhores práticas no futuro.
Partilhe e eleve os standards da sua organização!
Num mundo cada vez mais em constante mudança, a partilha passou a ser a alma do negócio!
Conhecimento gera Conhecimento!
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Rafael Ribeiro
01/10/2021