“O crescimento e o conhecimento são o alicerce da pirâmide da liderança. Se a base se fortalece, o topo, onde fica o líder, também cresce.”
Rafael Zimichut
Existe uma sensação de satisfação, de concretização e até de contributo para uma melhor sociedade ao promover o crescimento de outras pessoas, apenas e só, pela partilha de conhecimentos intrínsecos à pessoa disposta a partilhar. Um exemplo real desse facto, e através do qual se pode “vivenciar” a alegria (e também humildade) que a partilha de conhecimento gera em qualquer profissional, independentemente do nível de experiência que possuí, encontra-se nas palavras de um produtor de conteúdos profissionais de Marketing Digital:
“…quando criei o blog de Social Media em 2015, a minha intenção era fazer uma pesquisa dos conteúdos disponíveis na internet, que servissem de material educativo para profissionais da área, e criar uma espécie de “caderno virtual” que mostrasse às empresas que eu não tinha experiência, mas tinha interesse e principalmente dedicação ao assunto…. este era o processo: eu lia, marcava os destaques (estudava) e depois compartilhava as aprendizagens no blog. Talvez essa tenha sido a minha maior contribuição como referência na área. Não produzi, mas partilhei conhecimento. Colaborei para que o conteúdo fosse distribuído, consumido de forma consciente, sem compartilhar por compartilhar ou ler por ler – mas absorvendo o máximo da aprendizagem que o material me poderia oferecer.
Embora a área de Marketing Digital seja ainda muito nova, o meu pensamento desde então (que prevalece até hoje) é que não é inteligente tentar inventar a roda todos os dias. Se podemos aprender uns com os outros e ajudar o mercado a evoluir, esse deve ser o caminho responsável a se fazer.”
Foi realizado um estudo no Brasil para identificar, junto de 368 profissionais, qual o fator que cada um identifica como maior influenciador do seu crescimento profissional.
O fator com maior peso no crescimento das pessoas, não apenas nos profissionais, incide no “aprender fazendo” e na troca de experiências em torno desse facto.
A prática profissional pode ser adquirida de duas formas:
1) Tentativa-Erro à Elevado risco
2) Partilha de conhecimento à Risco controlado e sustentabilidade de resultados
Todos desejam que o mercado evolua. Para evoluir, torna-se imperativo a existência de uma rede que vá além dos “tira dúvidas”, do “pedir favor”, do “vamos experimentar” e construa um diálogo aberto, transparente e responsável para que a partilha de conhecimento e experiência possa ser vivenciada e, desta forma, o alicerce da pirâmide de liderança no tecido empresarial seja firme e sustentável.
Quando se partilha conhecimento e se discutem melhores práticas, contribui-se para um mundo melhor. É bom para mim, é bom para si, é bom para todos.
Num mundo cada vez mais em constante mudança, a partilha passou a ser a alma do negócio!
Conhecimento gera Conhecimento!
Share2See
André Teiga
28/07/2021