É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.
Aristoteles
O método tradicional de formação empresarial assenta sobretudo numa base teórica. Não descurando da sua importância, também é verdade que esta metodologia não se adapta ao contexto dos formandos nem apela à sua criatividade e mudança de atitude. Estudos revelam inclusive que a maioria das informações são esquecidas até 24h após a formação.
Na figura seguinte, é apresentada a pirâmide da aprendizagem de William Glasser, onde se verifica que quanto maior o envolvimento do formando, maior a sua capacidade de reter e assimilar informações.
Do ponto de vista das organizações, as formações agregam valor a partir do momento em que delas resultam ações práticas que contribuam para o seu crescimento.
Uma das formas de alcançar bons resultados formativos e de aprendizagem é a realização de benchmarking, visitando outras realidades e “bebendo” as boas práticas existentes. É possível, desta forma, filtrar o foco da aprendizagem face às necessidades atuais da empresa e do colaborador, visitando um determinado processo e/ou área sobre a qual se pretenda aprender melhor. Aliando os conceitos teóricos com a possibilidade de interagir com soluções reais no terreno, o formando dispõe de ferramentas para autonomamente replicar soluções dentro de portas.
Quebre o paradigma! Invista em formações empresariais mais alinhadas com os objetivos da organização!
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Rafael Ribeiro
25/03/2022