A motivação das equipas será sempre algo fundamental em qualquer tipo de organização. Sobre esse ponto de vista a liderança terá um papel de extrema relevância para que as suas equipas possam estar sempre dispostas a atingir os resultados propostos. Portanto, conseguir motivar equipas é um dos papeis mais exigentes quando temos uma equipa a liderar.
Encaramos a motivação como um conjunto de “forças energéticas que têm origem quer no indivíduo quer fora dele, e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração” (Pina e Cunha, 2007) através, também, do seu esforço e da sua persistência face aos obstáculos.
De forma a que um líder possa encontra formas de motivar as suas equipas é importante ter em consideração dois tipos de motivação, sendo elas a intrínseca e a extrínseca. Por motivação intrínseca entendemos que sejam projetos, interesses e objetivos pessoais, que se traduzam em comportamentos que levem o indivíduo a sentir-se entusiasmado, realizado e com posse da sua própria vida. Por motivação extrínseca entende-se o contexto, situações e o clima organizacional, como por exemplo a remuneração, possibilidade de formação, reconhecimento dos pares, incentivos, etc.
Como líderes devemos proporcionar oportunidades para as nossas equipas aportando valor às mesmas. Capacitar as equipas e dinamizar novas formas de mostrar novos caminhos é um desafio diário. Utilizando o benchmarking profissional podemos mostrar o que de melhor é realizado em outras organizações. Apontar o caminho e definir objetivos fará com que todos se sintam integrados num propósito comum. Mobilizar as pessoas no propósito de uma visão será por isso uma tarefa complexa que exige dinamismo.
Estarão vocês a perguntar o que é o benchmarking e como nasceu. Nasceu nos EUA na década de 70 por iniciativa da Xerox em que se pretendia medir e comparar de forma contínua, em relação às empresas líderes do mercado, obtendo informação que ajudasse a empresa a desenvolver ações destinadas à melhoria da sua performance. Caracterizamos o benchmarking num processo que se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer tipo de empresa. É, portanto, um processo que ajuda as empresas numa vertente externa à organização na procura de melhores soluções, quer sejam elas num determinado produto, processo ou serviço.
Esta prática catapulta assim sendo, as equipas a outros níveis de motivação. Criar então motivação e foco nas equipas é essencial. Mostrar que realmente é possível atingir determinados patamares quando estamos alinhamos nas metas a atingir. Crescer vendo como outros já cresceram ou como estão a percorrer esse caminho, dá orientação e possibilita uma mudança de mentalidade no que diz respeito ao que é possível de fazer.
O benchmarking profissional trás essa capacidade às equipas e às suas lideranças possibilitando o crescimento e a partilha de melhores práticas.
Conhecimento gera Conhecimento!
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Eduardo Calado
26/10/2020