Networking! Uma palavra cada vez mais utilizada no dia a dia do mundo empresarial.
Olhando para a sua origem que vem da palavra em inglês “network” que significa rede, a palavra networking faz referência a alguém que tem a habilidade de gerar redes de contactos, capacidade de as manter e de as potenciar.
Qualquer organização que pretenda adquirir novos clientes e abrir novas fronteiras, terá sempre esta palavra em mente. No entanto, hoje em dia, mais do que pensar só nesta finalidade, o networking é uma ferramenta que nos permite expandir a nossa rede de contactos, acedendo a diferentes tipos de pessoas com as mais diversas competências. Pessoas estas que muitas vezes estão dispostas a partilhar as suas ideias, os seus pontos de vista e o seu know-how. Num mundo cada vez mais digital é importante criar ferramentas que possam facilitar esta partilha e particularmente a partilha de melhores práticas existentes nos diversos segmentos empresariais. Acima de tudo o que estas partilhas podem proporcionar é um potencial de crescimento pessoal, profissional e empresarial.
Considerando o contexto em que vivemos atualmente na economia em Portugal, urge cada vez mais uma posição por parte do tecido empresarial em Portugal de capacitar as suas equipas e fomentar o networking. Pensando estrategicamente e percebendo que objetivos se pretende atingir, o próximo passo é entender que ferramentas poderão ser utilizadas para facilitar esta partilha de melhores práticas, sabendo que, por detrás de uma economia forte está sempre um tecido empresarial influente, o desafio é perceber como poderemos influenciar outros a percorrerem o melhor caminho. Claramente que um resultado deste caminho será sem dúvida um tecido empresarial mais eficiente e eficaz.
Partilhando a minha experiência nas oportunidades que tive de visitar várias empresas, sempre senti que faltava um elo de ligação de quem visitava uma empresa e depois mais tarde voltava para o seu local de trabalho. Na altura não pensava muito nisso mas com o passar dos anos e entendendo a possibilidade que a empresa me estava a proporcionar, ficava com o sentimento que deveria ser feito algo diferente. Não posso deixar de frisar que a palavra networking ainda não era muito utilizada, mas cada vez que fazia uma visita a outra organização, tinha a possibilidade de ver as últimas tendências, sair da zona de conforto, olhar para novas ideias e partilhar ideias com pessoas que tinham outras visões. A inexistência de algo que tornasse possível de uma forma standardizada, o acréscimo de valor para a organização onde trabalhava, fez-me sentir que este elo de ligação deveria existir.
Perguntam-se do que é eu estou a falar?, Share2See claro!
Mais do que partilhar a Share2See com todos vocês, aquilo que quero partilhar é o potencial de ganhos que o networking vos poderá trazer a nível pessoal e para as vossas organizações.
Vamos promover esta network!
Eduardo Calado
5/2/21